Por que algumas pessoas se recuperam de grandes adversidades da vida e outros simplesmente desmoronam? O grande segredo é a resiliência, mas fique tranquilo, se para você resiliência é um desafio, saiba que todos podemos desenvolvê-la.
⠀
No livro best-seller, The Resiliency Advantage (Berrett-Koehler – 2005), o já falecido Al Siebert, PhD, escreve que “pessoas altamente resilientes são flexíveis, adaptam-se rapidamente a novas circunstâncias e prosperam em constantes mudanças”. Elas criam um clima de serenidade mesmo em circunstâncias muito difíceis, e o mais importante, mesmo que o momento seja muito difícil, eles estão sempre confiantes que vão se recuperar.
⠀
É importante observar que pessoas resilientes costumam ver a vida pelo ponto de vista das outras pessoas. Quanto temos empatia com os outros, nos sentimos menos sozinhos e menos entrincheirados em nossa dor ou dificuldade, e como resultado, nos recuperamos mais rapidamente.
⠀
Quer reforçar sua resiliência? Existem cinco maneiras de ampliar esta habilidade, são elas:
⠀
1. Aumente sua positividade – as pessoas resilientes tendem a encontrar esperança nas piores circunstâncias.
2. Viver para aprender – quanto mais você puder aproveitar os desafios como oportunidades para crescer e evoluir, mais resiliente você será.
3. Abra seu coração – é importante registrar que receber e apreciar a bondade dos outros pode ser tão importante quanto oferecê-la, porque a gratidão é parte fundamental da resiliência.
4. Cuide de si mesmo – boa saúde e uma rotina regular de hábitos saudáveis são fundamentais para a resiliência mental e emocional.
5. Cultive o bom humor – rir nos momentos de adversidade pode aliviar profundamente a dor, tanto para o corpo, quanto para a mente
Te convido a partir de agora a sofrer menos e viver mais, VOCÊ VEM?