Palavra “mentor” vem de Odisséia do poeta grego Homero. Quando Ulisses parte para a guerra e deixa Telêmaco – seu único herdeiro, aos cuidados de um amigo da família chamado Mentor para o ser o orientador. Um bom mentor pratica suas competências com uma combinação de compaixão infinita, comunicação clara e sincera, com alegria na função de ser um auxiliar na longa jornada em direção ao desenvolvimento.
O programa de mentoria refere-se a uma orientação estruturada com o objetivo de provocar insights sobre seu desenvolvimento. É uma ferramenta de grande eficácia no desenvolvimento de pessoas.
Ele proporciona, tanto ao mentor quanto ao mentorado, oportunidade de trocar conhecimentos, experiências, diferentes pontos de vista e, com isso, os levam a refletir sobre seus projetos de vida e de carreira. É um momento em que o mentorado, com o apoio do seu mentor, analisa sua trajetória profissional, identifica seus pontos fortes, oportunidades de melhoria e discute ações que visam o melhor aproveitamento de seu potencial.